A Bahia lidera o ranking do Nordeste em número de candidatos aptos para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 162.701 mil inscrições confirmadas, segundo informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No total, 2,14 milhões de pessoas vão poder participar do certame no Em comparação com os outros estados, a Bahia ficou em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Juntos, os cinco estados respondem por quase 50% dos candidatos. No entanto, segundo o MGI, quando a análise leva em conta a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total, a Bahia cai para a 16ª posição, com 1,43% de inscritos.
Salvador é a quarta cidade entre os 20 municípios com mais inscritos confirmados: são 68 mil na capital baiana, que ficou atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Conforme detalhou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 200.782 mil inscrições para o CNU partiram da Bahia. Ou seja, 38.081 pessoas não efetuaram o pagamento da inscrição e não vão poder realizar a prova.