O desligamento da subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizada em Pituaçu, às 10h23 desta segunda-feira (26), deixou ao menos 30 bairros de Salvador sem energia elétrica. O problema causou impactos no metrô da capital baiana, em shoppings e semáforos nas ruas da cidade, além de centenas de casas e estabelecimentos comerciais.
Segundo a Neonergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia, por volta das 11h45 todos os consumidores afetados tiveram o serviço restabelecido. A empresa não detalhou quantas unidades registraram interrupção do serviço.
Em nota, a Eletrobras informou que o desligamento ocorreu durante atividades de substituição de equipamentos na subestação da Chesf. Afirmou ainda que o restabelecimento foi iniciado às 10h36, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema (ONS), sendo concluída a normalização das cargas às 10h47.
A CCR Metrô, que administra o metrô da capital baiana, relatou oscilação no fornecimento de energia elétrica em algumas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Houve falhas na iluminação, no funcionamento de elevadores e escadas rolantes. A operação dos trens não foi afetada.
Outros locais que registraram falta de energia elétrica foram nos Shoppings Salvador e Barra, que precisaram acionar geradores.
A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) disse também que semáforos de diversas avenidas ficaram intermitentes logo após a queda de energia. No entanto, minutos depois, a maioria dos equipamentos voltou ao normal e cerca de 95% deles já operavam normalmente às 12h.