Após ter deixado o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, Davidson Magalhães (PCdoB) ainda tem destino incerto e calcula os próximos passos na vida pública. Ele foi um dos nomes que deixou o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na reforma administrativa promovida pelo governador.
Ao Bahia Notícias, o agora ex-secretário indicou que vai aproveitar o período para focar em realizações acadêmicas até fevereiro e colocou seu nome à disposição a partir de março, quando deve ter seu futuro definido. Informações de bastidores indicam que Davidson pode assumir um posto na gestão federal, porém sem ter definição do local.
Para seu lugar na pasta, o vereador Augusto Vasconcelos assumiu nesta quinta-feira (2) o comando da Setre e manteve o espaço ocupado pelo PCdoB no governo estadual.
"Na Setre, uma mudança combinada com o partido PCdoB. Também quero agradecer a Davidson por sua contribuição na gestão, uma pessoa que pensa política, mas que também executa. E, no seu lugar, entra o atual vereador reeleito em Salvador, Augusto Vasconcelos", comentou o governador em dezembro do ano passado ao anunciar as mudanças.
Outras três alterações foram feitas. Confira abaixo:
QUEM SAIU?
André Curvello - Secretaria de Comunicação
Jonival Lucas - Secretaria de Relações Institucionais
Davidson Magalhães - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Adolpho Loyola - Chefe de gabinete de Jerônimo*
QUEM CHEGOU?
Luciano Suede - Secretaria de Comunicação (Interino)
Adolpho Loyola - Secretaria de Relações Institucionais*
Augusto Vasconcelos - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Maurício Weidgenant - Chefe de gabinete de Jerônimo
Segundo Jerônimo, a reforma administrativa é um movimento "necessário em qualquer governo" a cada dois anos. "É natural que a gente possa reanimar, dar uma aquecida nas ações. Eu preciso fazer isso para que a gente possa seguir avançando com novos projetos e novas ações. Na próxima semana, eu devo anunciar mais alguns novos nomes para a reforma do meu Governo”, declarou.
MAIS REFORMA
A reforma no secretariado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ronda os bastidores da política desde o final do primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro. A segunda leva das mudanças deve ocorrer ainda no mês de janeiro.
Apesar dos movimentos já serem desenhados extraoficialmente, Jerônimo afirmou que continua tratando do assunto com caciques partidários, mas garantiu que o ano de 2025 deve iniciar com novos quadros na máquina pública.
Sobre novos espaços para o PP, Jerônimo Rodrigues também indicou que as conversas seguem acontecendo. “Estamos conversando ainda. Demos uma conversa já desde 2022 com o grupo de deputados, a bancada de deputados estaduais do PP, nós já temos uma relação de respeito e eles acompanham os projetos que dizem respeito ao interesse do Estado da Bahia”, disse.