A sessão plenária realizada nesta terça-feira, além de marcar a posse definitiva da deputada Ivana Bastos (PSD) como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), também aprovou dois projetos enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O Projeto de Lei 25.685/25, cuja urgência havia sido aprovada na semana passada, amplia para 63 o número de cargos comissionados da Casa Civil. Já o PL 25.706/2025, concede reajuste de 6,27% aos professores da rede estadual de ensino, elevando o salário inicial da categoria para R$4.965,24 a partir de maio. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade.
De acordo com a presidente Ivana Bastos, “o projeto dos professores foi muito bem debatido pela APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado) e pelos deputados”. Ela explicou que, na semana passada, foi realizada uma reunião da categoria com o governador Jerônimo Rodrigues onde houve avanço nas negociações para contemplar o reajuste para os professores aposentados de forma escalonada.
“Eu tenho certeza que era uma demanda muito grande, quando a gente chegava no interior ficavam os professores aposentados sempre pedindo que esse piso salarial chegasse para eles”, frisou Ivana.
Ainda de acordo com a parlamentar, o piso aplicado mantém o percentual de 2% acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). “É um governador- professor pensando na classe”, concluiu.