Por Rodrigo Daniel Silva
Nova pesquisa da Real Time Big Data divulgada ontem aponta que ACM Neto (União Brasil) lidera com folga a disputa ao governo da Bahia nos cenários em que são testados o nome tanto do senador Jaques Wagner (PT) quanto do senador Otto Alencar (PSD). Diante da possibilidade de o petista recuar de concorrer às eleições, o instituto?testou o nome do seu provável substituto, o parlamentar pessedista.
No primeiro cenário, com Wagner, Neto aparece com 45% das intenções de votos. Já o petista tem 30%. O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), tem 9%. A postulante do PSOL, Bernadete, aparece com 6%. Os votos brancos e nulos somaram 7%, e 4% declaram que não sabem.?
No segundo cenário, com Otto Alencar, o ex-prefeito soteropolitano sobe para 48% as intenções de votos. Já o senador do PSD tem 17%. Roma aparece com 10%, e a candidata do PSOL com 7%. Brancos e nulos são 10%, e não sabem são 8%.
A Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas por telefone. A margem de erro é de aproximadamente 3% para mais ou para menos e confiança da pesquisa é 95%. Aliado de ACM Neto, o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis (União Brasil, comemorou a pesquisa. "Tenho certeza de que o povo da Bahia dará a vitória a este projeto para transformar nosso estado. Neto hoje representa a mudança que o povo quer, e o resultado da pesquisa reflete exatamente a confiança das pessoas nele", afirmou o parlamentar. À?Tribuna, o ministro da Cidadania disse que a sondagem de opinião foi “excelente” para ele.
Senado
Na disputa ao Senado, o governador Rui Costa (PT), que pode renunciar em abril para ser candidato, lidera com folga. O petista tem 46% das intenções de votos. Já o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), e o senador Otto Alencar aparecem com 8%, cada um.?
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) tem 3%. Os deputados federais Cacá Leão (PP) e Márcio Marinho (Republicanos), cada um tem 2%. O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) tem 1%, e a médica bolsonarista Raissa Soares (PL) também tem 1%. Nulos e brancos somam 18%, e não sabem 11%.
Em um segundo cenário, sem Rui Costa, o senador Otto Alencar tem 23% das intenções de votos. Já Zé Ronaldo aparece com 13%. Hilton Coelho tem 8%. Cacá Leão e Márcio Marinho aparecem 3%, cada um.? Raissa Soares e Marcelo Nilo têm 2%, cada um. Brancos e nulos somam 27%, e não sabem foram 19%.