O Físico e ex-presidente da Eletrobras Luiz Pinguelli Rosa faleceu nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Segundo informações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da qual Pinguelli foi professor, a reitoria da instituição teve ciência da morte do especialista hoje aos 80 anos. A UFRJ declarou luto oficial de três dias.
Segundo informações veiculadas pelo portal G1, ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul, onde veio a falecer.
Pinguelli era graduado em Física pela UFRJ, mestre em Engenharia Nuclear pela Coppe/UFRJ e doutor em Física pela PUC-Rio. Sua atuação profissional abarcou posições tanto nas áreas de Física quanto em Engenharia. Foi diretor por quatro mandatos da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ, além de ter
Ocupou ainda cargo de secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, organismo científico do governo brasileiro voltado para estudos relacionados ao problema do aquecimento global em suas implicações para o país.
As áreas de pesquisas mais recentes de Pinguelli antes de seu falecimento, de acordo com UFRJ, se concentravam em planejamento energético, mudanças climáticas, além da epistemologia e história da ciência. Mas as pesquisas do professor já se dedicaram à engenharia nuclear, física de reatores, física teórica e física de partículas, ressaltou a universidade.
Fora do Brasil, Pinguelli também foi pesquisador e professor visitante de diversas universidades mundo afora, segundo a UFRJ. Entre elas estão Universidades de Stanford (EUA), da Pensilvânia (EUA), de Grenoble (França), de Cracóvia (Polônia), do Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento (França), do Centro de Estudos Energeticos.
.