Por Rodrigo Daniel Silva
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem à Bahia na próxima semana para anunciar a chapa que disputará o governo, segundo informou ontem o governador Rui Costa (PT). O dia certo, entretanto, ainda não está definido, depende da agenda do ex-chefe do Palácio do Planalto.
“Falei com o presidente (Lula) por telefone e já estamos negociando com a agenda dele o dia da semana que vem, quando ele virá aqui anunciar o nosso candidato a governador, senador, vice e a chapa de proporcionais. Semana que vem, tem Lula na Bahia anunciando, junto conosco, a chapa vitoriosa em outubro”, disse o governador.
Dos três principais espaços na chapa majoritária, dois são dados como certos: o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), que será o candidato a governador, e o senador Otto Alencar (PSD), que disputará a reeleição. Falta definir o candidato a vice-governador. Se o PP permanecer na base governista, a tendência é que o partido indique o postulante a vice. Entretanto, a sigla do atual vice-governador João Leão tem “namorado” o grupo político do ex-prefeito soteropolitano e pré-candidato ao governo, ACM Neto (União Brasil).
Ontem, no entanto, Rui Costa fez um afago no vice para tentar mantê-lo na base governista. “Tenho conversado. Conversarei hoje (ontem) novamente. Leão, eu fiz com ele uma relação muito fraterna. Uma relação que vai muito, mas muito além da relação política. Essa relação eu tenho orgulho de dizer, poder compartilhar com ele. Na história da Bahia, nenhum outro vice-governador teve essa relação, e nenhum vice teve o protagonismo, teve, eu diria, o compartilhamento do ato de governar nós fizemos. Isso por todo o carinho e respeito que tenho por ele. Nós chegaremos, com fé em Deus, a um entendimento, superando eventuais polêmicas, que é natural em processo desse”, disse.
“O nosso grupo faz política com a paixão. Tem outros que fazem política como negócio, e quem faz política como negócio não se emociona, é frio. Mas graças a Deus, o nosso grupo faz política com paixão, e quando faz política com paixão, às vezes, a temperatura sobe, às vezes, baixa. Mas com equilíbrio, serenidade, com diálogo se chega a um entendimento. É isso que nós estamos fazendo, e anunciaremos (a chapa) na próxima semana. Só estamos negociando com a agenda de Lula quando o dia será, mas semana que vem, nós vamos negociar”, acrescentou o governador.
O PP se revoltou nesta semana após o senador Jaques Wagner (PT) dizer que Rui não renunciará e permanecerá até o fim do mandato. O que acabou com as chances de Leão sentar na cadeira de governador. "Rui decidiu que vai ficar sentado na cadeira até o final. E até o final desta semana apresentaremos o nome do PT para cabeça de chapa. Aí vai ter que conversar de novo com o PP e o PSD para ver como a gente monta a chapa", disse Wagner, na ocasião. Leão afirmou, depois, que houve descumprimento de “alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”.