Por Rodrigo Daniel Silva
Três secretários deixaram o governo Rui Costa (PT) para disputar as eleições deste ano. Entre eles, o titular da Secretaria de Educação, Jerônimo Rodrigues, que foi oficializado nesta semana como o pré-candidato do PT ao governo da Bahia.
Além de Jerônimo Rodrigues, deixaram a gestão estadual: Josias Gomes (PT), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para tentar a reeleição à Câmara dos Deputados, e Eures Ribeiro (PSD), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que foi exonerado para ser postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Na Secretaria de Jerônimo, Danilo de Melo Souza passou a responder cumulativamente a subsecretaria e a cadeira de titular. Já, para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, assume Jeandro Ribeiro. Ananda Lage, que é chefe de gabinete, acumulará a função de titular da Sedur.
?Já na prefeitura de Salvador, o secretário de Saúde, Leo Prates (PDT), deixou a pasta para ser candidato a deputado federal. O pedetista, que estava licenciado como deputado estadual, retornou para a AL-BA.? Em seu primeiro dia de volta à Assembleia, Prates oficializou junto ao presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), a ida do partido para o bloco da minoria, na Casa.
"Entendemos que é o melhor caminho a trilhar. Nos últimos anos este distanciamento aconteceu de forma gradativa, agora oficializamos a ida para a minoria, e seguiremos firmes na defesa dos interesses do nosso povo.", afirmou ele.
Além dele, deixou a prefeitura de Salvador o secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos (Republicanos). Ontem, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou que o vereador Júlio Santos (Republicanos) assumirá a pasta.
Luiz Carlos deixou o cargo por causa da possibilidade de o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) ser o candidato a vice-governador na chapa ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil). Neste cenário, Luiz Carlos será candidato à Câmara dos Deputados, em lugar de Marinho.?