Uma nova pesquisa do Real Time Big Data foi divulgada ontem. Segundo o levantamento, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), tem hoje 56% das intenções de voto, seguido de Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%. Em seguida, aparece o ex-ministro da Cidadania e deputado federal João Roma (PL) com 10% das intenções de votos. Kleber Rosa (PSOL) tem apenas 1%. Brancos e nulos somam 8%, e 7% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. Os percentuais são da pesquisa estimulada, quando os participantes são apresentados em uma lista de candidatos.
Na pesquisa espontânea, ACM Neto também lidera com 21% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues tem 6% e João Roma, 5%. Brancos e nulos somam 4%, e 64% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.
O instituto ouviu 1,5 mil pessoas nos dias 7 e 8 de junho em 77 municípios baianos. A margem de erro do levantamento é de 3% para mais ou para menos.
Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares comemorou o resultado. “Seguimos nossa caminhada com tranquilidade e enorme expectativa de vitória. A história da Bahia já nos ensinou que pesquisa tão longe das eleições não é veredicto. Mas, se a gente for comparar, vai perceber que a situação de Jerônimo hoje é muito melhor do que foram as de Wagner e Rui Costa. Nessa mesma época do ano de 2006, Wagner só tinha 10%; Rui em 2014 apenas 8%; e Jerônimo Rodrigues agora já pontua 18%. Então seguiremos com tranquilidade e muita humildade, dialogando com a sociedade baiana e apresentando as ideias de Lula e Jerônimo para a Bahia”, declarou o petista.
Senado
Já na disputa ao Senado, Otto Alencar (PSD) lidera com 29% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Doutora Raíssa Soares (PL), com 11%, e Cacá Leão (PP) com 6%. Tâmara Azevedo tem 5%. Brancos e nulos somam 22%. Não souberam ou não quiseram responder são 27%.
Na sondagem de opinião espontânea, 81% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder no cenário espontâneo. Neste cenário, Otto tem 7%, Raíssa aparece com 4%, e Cacá Leão tem 2%. O senador Jaques Wagner (PT), que não é candidato, foi citado por 2%. Brancos e nulos somam 5%.