Por Guilherme Reis
Questionado sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa (PT) descartou novas medidas restritivas agora. “Qualquer iniciativa em relação à Covid está relacionada ao crescimento da hospitalização, UTIs ocupadas e número de mortes. Vamos acompanhar. O que temos de informação até agora é que as pessoas indo para a UTI são as que tomaram até a segunda dose da vacina”, afirmou.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a comentar o projeto do governo federal que limita o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O objetivo é baixar os valores pagos pelos consumidores, principalmente o preço dos combustíveis. O projeto foi aprovado pelo Congresso e seguiu para sanção presidencial.
“O país vai avançando numa estratégia ineficaz de combate aos preços. Comparem os preços e vejam para onde foram os recursos e no bolso de quem está. […] Numa estrutura onde não há concorrência, eles impõem o preço. A Petrobras nunca teve um lucro tão exorbitante. A solução milagrosa é retirar o dinheiro que está pagando policiais, professores… Isso vai se transformar em lucro líquido para pessoas já muito ricas”, disse Rui, em entrevista coletiva durante a entrega de 1.200 câmeras inteligentes que a SSP vai operar pela cidade de Salvador.
Inauguração - Mais uma policlínica de saúde foi inaugurada pelo Governo do Estado em Salvador, ontem, desta vez no bairro de Escada, no subúrbio. A unidade é a 24ª deste modelo já em funcionamento em toda a Bahia, e contou com um investimento de R$ 23,2 milhões. Na última segunda-feira (13), foi entregue a policlínica em Narandiba, também na capital baiana e, até o final do ano, mais dois novos equipamentos serão inaugurados nos municípios de Ilhéus e São Francisco do Conde, totalizando 26 policlínicas de saúde no estado.
Com horário de funcionamento das 8h às 17h, a nova unidade disponibiliza 14 mil consultas e exames por mês, sendo distribuídos entre a demanda espontânea, com agendamento via SAC Digital (https://sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo) e pelo 0800 071 53 53, além de ser também local de atendimento para pacientes já cadastrados para fazer cirurgias eletivas e que necessitam de consultas complementares e exames pré-operatórios.
“Aqui, nós vamos fazer vários exames e consultas, entre eles as ultrassonografias, exames vasculares, exames do coração, como o ecocardiograma e tomografia. A grande maioria dos exames que a população precisa já tem marcação aberta através do SAC Digital”, afirmou o governador Rui Costa, durante a inauguração.