O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto da disputa presidencial. Ele registra 44%, seguido pelo presidente e pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Os números são da pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21).
O levantamento também aponta o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o primeiro a oficializar a candidatura à presidência, nessa quarta (20/7), em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto. A senadora, Simone Tebet, pré-candidata pelo MDB, aparece com 4%; e André Janones (Avante), com 1%. Os demais nomes não pontuaram.
À pesquisa, 4% afirmam votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes testados. Outros 3% não souberam ou não responderam. O levantamento ouviu 1.500 pessoas nos dias de 15 a 20 de julho de 2022 em todo o País. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com a última pesquisa realizada em junho, Lula oscilou 1 ponto para baixo (foi de 45% para 44% agora) e Bolsonaro oscilou 3 (foi de 36% para 33%), ambos dentro da margem de erro.
Ainda dentro da margem de erro, oscilaram positivamente Ciro Gomes (de 7% para 8%), Simone (3% para 4%) e Janones (1% para 2%).
Em um cenário de segundo turno montado pela pesquisa, Lula derrota Bolsonaro por 47% ante 37%. O petista também vence nos demais cenários testados, contra Ciro e Simone.
Num possível segundo turno entre Bolsonaro e Ciro, o atual presidente fica numericamente a frente com 39% ante 35%, situação de empate técnico, pela margem de erro.
Sobre a rejeição, a pesquisa aponta que 46% dos eleitores não votariam de forma alguma em Bolsonaro, se a eleição fosse hoje, e 40% não votariam em Lula. O levantamento também mostra que 48% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo