A situação da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Jacobina (Jacoprev) não é das melhores. Esta semana, a Prefeitura foi acionada judicialmente pela autarquia, com o objetivo de receber débitos previdenciários que já passam de R$ 26 milhões. O atual gestor do município é Tiago Dias (PCdoB).
Ao Portal A TARDE, a presidente do Diretório Municipal do PT de Jacobina, Mariana Oliveira, afirma que o problema "afeta" a vida dos servidores do município.
"Os poderes Executivo e Legislativo do município precisam buscar uma solução junto à Jacoprev. O débito é muito grande e tem afetado a vida de moradores da zona urbana e rural", disse.
Sò no ano de 2022, os valores não repassados a título de alíquota suplementar, de janeiro a outubro, já passam de R$ 14 milhões.
Ainda de acordo com Mariana, a solução apresentada por um parlamentar local, que é a realização de "concurso público", pode ser uma forma para amenizar o problema.
"É uma forma de ajudar sim, inclusive para resolver problemas na área de atenção básica da Saúde, Assistência Social e Políticas Públicas. Precisamos de equipes de Recursos Humanos, que tenham vínculos trabalhistas respeitosos e efetivos com o município" finalizou.
T