A lista dos primeiros onze secretários do mandato de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciada hoje (19), conta com titular oriundo do Vale do São Francisco. O deputado estadual Tum (AVANTE) foi confirmado pelo governador diplomado da Bahia como líder da pasta de Agricultura.
Natural de Casa Nova-BA, Tum é empresário no ramo da produção rural e foi eleito ao cargo na Assembleia Legislativa em 2018 pelo Partido Social Cristão (PSC), tendo a mais expressiva votação numérica e proporcional na história da terra natal.
Já em 2022, desta vez como integrante do partido AVANTE, não conseguiu a reeleição, ficando fora da lista de novos parlamentares do Estado da Bahia. Tum também é irmão do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres.
Em coletiva que anunciou o secretariado, Jerônimo afirmou que a escolha do Casa-Novense partiu da tentativa de fortalecer os pequenos partidos políticos. O que, segundo ele, fará parte de sua agenda de governo.
“Ao conversar com o AVANTE, o partido indicou um deputado estadual que é produtor rural de uma região forte e que tem trazido para a gente o orgulho forte na condução, por exemplo, de frutas e de turismo”, explicou o futuro governador.
Logo após o anúncio, Tum agradeceu aos diplomados Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior e aos presidentes do AVANTE e do PT. “Serei um soldado, um secretário atuante. Gosto do que faço e saberei, com certeza, agradecer a confiança”, afirmou.
Assistência e Desenvolvimento social: Fabya dos Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial);
Casa Civil: Afonso Florence (eleito deputado federal pelo PT);
Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola;
Educação: Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde);
Fazenda: Manoel Vitório (segue no cargo);
Infraestrutura: Sérgio Brito;
Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas;
Relações Institucionais: Luiz Caetano (segue no cargo);
Saúde: Roberta Santana;
Turismo: Maurício Bacelar (segue no cargo).
Conforme o governador eleito, na quarta-feira (21) serão divulgados mais quatro nomes, e o restante será anunciado na sexta-feira (23). O vice-governador eleito, Geraldo Júnior, também participou da cerimônia.