O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta quinta-feira (29) o delegado da Polícia Federal, Marcelo Werner, como novo secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O petista também confirmou a permanência do coronel Paulo Coutinho no comando da Polícia Militar e a delegada Heloísa Brito na chefia da Polícia Civil.
“Nós combinamos a responsabilidade da Segurança Pública. Vamos buscar a cada dia, cada ato, vamos chamar toda tropa para que continue, porque já fazem um esforço tamanho. A qualidade que nós temos no nosso efetivo de homens e mulheres da capital e do interior, nós reconhecemos o esforço de cada”, disse Jerônimo. O novo chefe da SSP-BA afirmou que irá atuar para combater a lavagem de dinheiro e descapitalizar a organização criminosa no estado. “Confio no projeto e na missão. Tenho certeza de que vamos dar conta do recado”, frisou.
Jerônimo também confirmou ainda que André Joazeiro permanece na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Edelvino Góes continua na Secretaria da Administração (Saeb). Já Cláudio Peixoto foi efetivado como chefe da Secretaria de Planejamento (Seplan).?
Anteontem, o governador eleito já tinha anunciado seis secretários: André Curvello na Comunicação, o deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) na pasta de Desenvolvimento Econômico, Jusmari Oliveira na de Desenvolvimento Urbano, Elisângela dos Santos Araújo em Política para as Mulheres, na Secretaria de Bruno Monteiro e Davidson Magalhães no Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Na semana passada, o governador eleito divulgou 15 nomes: o deputado federal Afonso Florence (PT) na Casa Civil, Luiz Caetano na Secretaria de Relações Institucionais, Roberta Santana na Saúde, Adélia Pinheiro na Educação, Felipe Freitas na Justiça e Direitos Humanos e Fabya Reis na Assistência e Desenvolvimento Social.?
Também foram anunciados: o deputado federal Sérgio Brito na Infraestrutura, Manoel Vitório na Fazenda, Tum na Agricultura, Maurício Bacelar no Turismo, Ângela Guimarães na Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Eduardo Sodré Martins no Meio Ambiente, o deputado estadual Osni Cardoso (PT) no Desenvolvimento Rural, José Antônio Maia Gonçalves na Administração Penitenciária e Ressocialização e Larissa Gomes Moraes na Secretaria da Infraestrutura Hídrica e Saneamento.
O governador eleito também anunciou a indígena Patrícia Pataxó como superintendente de Políticas para os Povos Indígenas. O cargo será vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.