Em apresentação do planejamento da Operação Carnaval 2023, no Batalhão Especializado de Policiamento (Bepe), em Pituaçu, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rendeu inúmeros elogios aos trabalhadores da Segurança Pública.
"Normalmente, quando divulgam uma festa desse tamanho, não é atrativo divulgar quem faz o Carnaval acontecer. Então, fazemos essa apresentação para a imprensa para ter a garantia de que [quem vai curtir o Carnaval] podem vir com tranquilidade", disse o governador, que elogiou a festa e os esforços pela sua realização. "Temos que celebrar a maior segurança do mundo", continuou.
Jerônimo também aproveitou a ocasião para rebater comentários preconceituosos contra baianos e nordestinos. "Para quem diz que aqui não trabalhamos, que possam entender o tamanho do esforço que fazemos para ter o controle da paz, que é o exercício da segurança", justificou.
A estimativa é de que, este ano, 30 mil profissionais atuem para garantir a segurança dos foliões na capital e interior, com participação das polícias Militar (PM) e Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e de servidores do quadro direto da secretaria.