O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou, ontem, que a segurança na Bahia é uma prioridade para o governo federal. Durante uma coletiva de imprensa em Salvador, o ministro informou que o estado tem acesso a todos os recursos disponíveis no Fundo Nacional de Segurança Pública.
Dino ressaltou a importância de fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) como parte da estratégia do governo Lula. Ele destacou que a Segurança Pública vai além da repressão e correção, e que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem à sua disposição os recursos do fundo nacional voltados à área.
“Os governos estaduais sempre estiveram muitos sozinhos na batalha da segurança. A nossa diretriz é que o nosso governo federal intensifique o chamado Sistema Único de Segurança Pública. O governador tem os recursos disponíveis do fundo nacional de segurança. A Bahia é prioridade para o governo federal”, declarou Dino.
O ministro visitou a capital baiana para entregar equipamentos que ajudarão nas ações de segurança do estado. Na ocasião, ele também anunciou a inauguração de mais uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, além do lançamento de editais para o setor cultural no centro da cidade, sobretudo em regiões centrais, como o Pelourinho.
Ao lado de Jerônimo, Dino falou também sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), colegiado criado para apurar os atos criminosos realizados no dia 8 de janeiro em Brasília. Ele espera que os responsáveis pelas consequências do ocorrido sejam punidos o mais rápido possível.
“Nós queremos é que a CPMI não seja o instrumento da pequena luta política. Que seja, sim, um instrumento que ajude lá. Aqui, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a polícia, que já estão fazendo o seu papel, e que já identificaram os responsáveis, possam punir mais rapidamente os criminosos que tentaram destruir prédios, e tentaram também destruir a democracia e rasgar a constituição”, afirmou Dino, durante discurso.
“A orientação do presidente Lula é de que nós respeitemos a autonomia do Congresso. Eu já estive lá muitas vezes, vocês sabem, cinco vezes no Congresso”, lembrou.
“Irei seis, sete, já tem muitos personagens para apresentar lá, e eu tenho certeza de que os demais ministros do governo do presidente Lula estão imbuídos nessa mesma capacidade de ter energia, de ter firmeza, mas ao mesmo tempo de enfrentar com serenidade os desafios que se apresentam”, acrescentou o ministro.
Em Salvador, Flávio Dino foi recebido por diversas lideranças políticas baianas, como também por uma banda percussiva do bloco afro Olodum. Ele chegou às ruas do Pelourinho sendo cumprimentado por deputados federais e estaduais, além de secretários do Estado.
Em um determinado momento, o titular da pasta da Justiça foi surpreendido por um culto evangélico que acontecia no local. Ao lado do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), Dino parou e orou junto aos religiosos.