(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Bahia

Adolfo Menezes promulga alteração na Constituição baiana que eleva valor das emendas dos deputados estaduais.

Adolfo Menezes promulga alteração na Constituição baiana que eleva valor das emendas dos deputados estaduais.

Publicada em 30/05/2023 às 18:37h

por Blog. Politica Livre


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), promulgou nesta terça-feira (30) a mudança na Constituição da Bahia que eleva o valor das emendas pagas todos os anos, via orçamento do governo, para os deputados estaduais. A proposta de alteração constitucional, de autoria do deputado Marquinho Viana (PV), foi aprovada no último dia 23, no plenário da Casa, por acordo entre as bancadas da maioria e da minoria.

Dessa forma, o valor das emendas pagas aos 63 parlamentares da Assembleia, que correspondia a 0,33% da receita corrente líquida do Estado, sobe para 0,70% em 2024 e 1% em 2025. Ou seja, haverá o salto de R$ 2,3 milhões para quase R$ 7 milhões, o que depende da evolução da arrecadação do governo.

A proposta foi aprovada na Assembleia em comum acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que se reuniu com parlamentares tanto do governo quanto da oposição para tratar do assunto. Foi o chefe do Executivo estadual, com base em estudos da Secretaria da Fazenda, que pediu a elevação do valor das emendas em duas etapas, e não diretamente de 0,33% para 1%, como era o projeto original de Marquinho Viana.

A mudança na Constituição também alterou o percentual de “engessamento” das emendas dos deputados estaduais. Antes, 50% dos recursos deveriam ser destinados para ações na área da saúde e 25% para a educação, e só o restante (25%) para obras de infraestrutura, por exemplo. Agora, para a educação o valor é de 15%, ficando 35% livres.

As emendas parlamentares passaram a ser impositivas, ou seja, com pagamento obrigatório, a partir do governo Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil. Entretanto, isso nunca ocorreu na prática, principalmente em relação à oposição, uma vez que os deputados da base governista sempre foram priorizados. Jerônimo prometeu pagar as emendas conforme a Constituição e sem fazer distinção entre aliados e oposicionistas.

Vale lembrar que as emendas são recursos destinados pelos deputados, via orçamento do Estado, para obras e ações de investimento e custeio nos municípios da Bahia. Ou seja, se transformam em benefícios para a população de forma direta. A elevação do percentual também foi aprovada em outros estados do país.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 37
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9