(074) - 988399053

NO AR

Programa Livre

Com Carlinhos Paraiba

Bahia

Jerônimo reage à fala de Zema contra Norte e Nordeste

Bahia não registra óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicada em 08/08/2023 às 06:35h

por Tribuna da Bahia


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) reagiu à declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, defendeu que estados do Sul e Sudeste consolidem uma frente no Congresso para “assumir o protagonismo” político do país.? 

O governador baiano rechaçou, através das redes sociais, a rivalidade e defendeu um Brasil unificado. “Não existe eles e nós, somos um só povo. Para o país dar certo, é preciso união entre os estados”, escreveu Jerônimo Rodrigues, no Twitter.? 

“Não devemos perder tempo com narrativas segregadoras, cuidar da nossa gente é o que realmente importa”, acrescentou o chefe do Palácio de Ondina. “Quando se trata de Brasil, vale o velho ditado: a união faz a força”, concluiu o governador da Bahia, que também compartilhou uma nota oficial do Consórcio Nordeste, na qual os signatários afirmam que a fala de Zema “demonstra uma leitura preocupante do Brasil”.? 

Entenda? 

Zema disse que os governadores do Sul e do Sudeste querem mais "protagonismo" na política e na economia e pretendem agir em bloco para evitar perdas econômicas em comparação às outras regiões. O grupo também pensa, segundo o governador, em um possível lançamento de um candidato de direita à Presidência nas eleições de 2026.? 

"Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso. Eles queriam colocar um conselho federativo com um voto por estado. Nós falamos: 'Não, senhor'. Nós queremos proporcional à população. Por que sete estados em 27, iríamos aprovar o quê? Nada”, afirmou Romeu Zema.? 

“O Norte e Nordeste é que mandariam. Aí, nós falamos que não. Pode ter o conselho, mas proporcional. Se temos 56% da população, nós queremos ter peso equivalente", disse Romeu Zema, ao Estadão.? 

Para o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, do PSB, o governador Romeu Zema cometeu equívocos e foi "infeliz" nas declarações. Além disso, para Azevêdo, a declaração de Zema estimula uma divisão entre as regiões no país e não deve ter o apoio dos demais gestores estaduais na mobilização.?? 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, saiu em defesa da ideia anunciada por Zema. De acordo com Leite, o que o grupo quer é agir por mais equilíbrio na reforma tributária, e não "discriminar" nenhuma região.? 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 59
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9