O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, ontem, em conversa com a imprensa, a vinda do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), à Bahia, amanhã para o lançamento da nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Salvador. Ele também explicou como o governo baiano pretende investir o repasse de R$ 20 milhões feito pelo governo Lula através do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc).?
De acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado, responsável por mapear a violência armada, tanto Salvador quanto a Região Metropolitana da cidade (RMS) registraram mais que o triplo de mortes em confrontos com policiais do que Rio de Janeiro e Recife juntos durante o mês de setembro. Conforme o instituto, neste período, 177 pessoas foram baleadas na Bahia, 137 morreram e 40 ficaram feridas.?
Como forma de conter a escalada da violência da Bahia, e, em especial, o crime organizado, o governador baiano pretende escalar as?polícias?Federal, Militar, Civil, e, também, a Rodoviária Federal nas fronteiras de estados que fazem divisa com a Bahia.?
“Nós teremos aqui no dia 5 a presença do ministro Flávio Dino, que fará uma apresentação no que diz respeito ao estado da Bahia. Nos já discutimos com ele por exemplo ações de defesa da nossa fronteira, o que nós vamos fazer de forma conjunta, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, fazendo a proteção da nossa divisa com Pernambuco, de lá para cá e daqui para lá, da mesma forma com Sergipe e Alagoas”, disse.?
“Vamos começar por esses três estados. Depois a gente pode pegar Minas Gerais e Espírito Santo, de repente, fazer um front para segurar, barrar e apreender armas, drogas e criminosos que queiram chegar até a Bahia pelas fronteiras do estado. Então essa será uma ação que está estabelecida. Operações com recursos, viaturas, armamento e com equipe de tecnologia”, explicou Jerônimo.??
À imprensa, Jerônimo contou que o pedido de câmeras nas fardas dos policiais militares baianos foi reforçado, em Brasília, pelo secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner. Anteriormente, o petista havia anunciado que não teria prazo para o anúncio da implementação dos equipamentos.?
“Pedimos as câmeras, meu secretário pediu, tem a burocracia que nos impede de receber ainda, mas nossa equipe de tecnologia está pronta para receber os 1.200 equipamentos doados pelo Ministério da Defesa”, afirmou Jerônimo Rodrigues.?
A fala do governador Jerônimo Rodrigues foi feita durante a entrega da nova ligação BR-324 – Estrada do Derba, que traz maior segurança e integração mais fluida entre as pistas e também no acesso à Avenida 29 de Março. As intervenções foram estrategicamente planejadas para melhorar o trânsito no local, onde há um fluxo intenso de veículos. As obras foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).