As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos", estarão oficialmente abertas a partir da próxima sexta-feira. O certame oferece oportunidade para os que almejam uma carreira em 21 órgãos federais, com 6.640 mil vagas disponíveis em todo o país. Deste total, 2.039 estão destinados, exclusivamente, ao Distrito Federal.
Para participar do concurso, é imprescindível que o candidato possua uma conta ativa no gov.br, independente do nível (ouro, prata ou bronze). Durante o cadastro, o postulante deve fazer escolhas estratégicas, começando pela seleção de um bloco temático, seguido pela indicação dos cargos de interesse. Também é necessário ordenar suas preferências entre os cargos e especialidades desejados.
De acordo com o edital, é possível se inscrever para mais de um cargo, desde que estejam no mesmo bloco temático, pagando uma única taxa de inscrição. Durante o processo, os candidatos devem indicar a ordem de preferência para as vagas escolhidas. O governo estima que mais de três milhões de pessoas devem se inscrever. Os dados finais sobre o número de candidatos serão divulgados em 29 de fevereiro. Os cartões de confirmação das inscrições serão publicados dois meses depois, em 29 de abril.