(074) - 988399053

NO AR

Programa Livre

Com Carlinhos Paraiba

Brasil

Governo propõe reajuste de até 31% para professores de universidades e institutos federais

Publicada em 16/05/2024 às 06:47h

por Diário do Nordeste


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O governo federal propôs um novo reajuste salarial para professores de universidades e institutos federais, que estão em greve há um mês. A proposta prevê aumentos que podem chegar a 31% até 2026.

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e Inovação (MGI) formalizaram a proposição nesta quarta-feira (15), durante uma nova mesa de negociação com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O órgão reúne a maioria das entidades que representam a categoria.

nova proposta será debatida internamente pelo comando geral da greve. De acordo com o MGI, entidades que representam os docentes terão até o final do mês para sinalizar fechamento de acordo.

CONFIRA AS MEDIDAS PROPOSTAS PELO GOVERNO FEDERAL:

O pagamento do reajuste ocorrerá em duas parcelas: janeiro de 2025 e maio de 2026.

Haverá uma reestruturação de classes e padrões da carreira docente, com destaque para a aglutinação das classes iniciais. Isso vai garantir reajuste maior na entrada e maior atratividade.

As faixas de progressão passarão de 4% para 4,5% em 2025; e para 5% em 2026. O padrão C1 vai passar de 5,5% para 6%.

O controle de ponto e frequência será padronizado entre professores do magistério superior e professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT).

PARALISAÇÃO:

O movimento paredista realizado por docentes da rede federal de ensino começou no último dia 15 de abril. Conforme o Andes-SN, a paralisação envolveu 47 instituições de diferentes regiões do Brasil. O sindicato reivindicava um reajuste de 22,71%, dividido em três parcelas iguais de 7,06%, aplicado nos meses de maio de 2024, 2025 e 2026.

A última proposta apresentada pelo governo federal à categoria previa que não houvesse um reajuste nos salários ainda este ano, de modo que fosse aplicado um aumento apenas nos auxílios alimentação, saúde e creche, fosse implementado 9% de reajuste no próximo ano e 3,5% em 2026. Ela foi rejeitada pela Andes-SN.

Outra frente de negociação está sendo tocada pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes).

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 67
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9