Turbulência é um movimento irregular do ar resultante de redemoinhos e correntes verticais, que faz com que a aeronave trema. Mas, embora turbulências severas possam ser perigosas, elas são incrivelmente raras. Mas um desses casos excepcionais atingiu um voo com mais de 300 pessoas em 1º de julho de 2024.
Um voo da Air Europa, que viajava da Espanha para o Uruguai, foi desviado para o Brasil devido a fortes turbulências e ferimentos nos passageiros, revelou a companhia aérea espanhola. Trinta pessoas sofreram lesões antes que o avião conseguisse fazer seu pouso de emergência em Natal, capital do Rio Grande do Norte. "De um momento para o outro o avião se desestabilizou e despencou. As pessoas que não usavam cinto de segurança subiram no ar e bateram no teto, e se machucaram – aquelas que usavam cinto de segurança, nem tanto", disse um passageiro à Reuters.
"Pensávamos que íamos morrer", disse outro. "Há passageiros com fraturas e ferimentos nos braços, rostos e pernas". Imagens capturadas de dentro do avião mostram um nível preocupante de danos, incluindo assentos quebrados e painéis do teto abertos.
Independentemente de você ser um passageiro nervoso ou não, mesmo uma turbulência leve pode ser uma experiência perturbadora durante o voo. Num minuto você está navegando suavemente e no próximo as coisas começam a ficar turbulentas. E embora a turbulência seja comum, existem algumas rotas de voo nas quais os viajantes experimentam mais turbulência do que outras.