(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Banco Central aprimora regras de segurança para Pix; veja mudanças

Publicada em 23/07/2024 às 08:01h

por Band Noticias


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) um aprimoramento nas regras de segurança do Pix, que entram em vigor a partir de 1º de novembro. O BC também anunciou o Pix Automático, que deve ser lançado em junho de 2025 e permitirá pagamentos recorrentes pelo sistema.

Segundo o BC, dispositivos de acesso ao Pix que não estão cadastrados poderão seguir fazendo transações de até R$ 200 – o limite diário não poderá ultrapassar R$ 1.000. Já em transferências acima deste valor, o dispositivo precisará ter sido cadastrado previamente.

"Os aperfeiçoamentos nos mecanismos de segurança têm como objetivo continuar desenvolvendo soluções para combater as fraudes e os golpes, garantindo um meio de pagamento cada vez mais seguro para a população", diz o Banco Central em nota.

Para garantir a segurança da entrada e da saída de recursos nas contas por meio de transações Pix, as instituições financeiras participantes passarão a ter que, necessariamente:

– utilizar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple as informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente.  

– disponibilizar, em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes, informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes.

Pix automático a partir de junho de 2025:

O BC também aprovou a nova data de lançamento do Pix Automático, que será disponibilizado para a população em 16 de junho de 2025.

A modalidade facilitará as cobranças recorrentes e poderá ser utilizada como forma de recebimento por empresas de diversos tamanhos e setores de atuação. 

Entre elas, estão concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro, explica o BC.

A autoridade monetária informou ainda que é esperada uma redução de custos já que a operação "independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e utiliza a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix".

Além disso, os procedimentos operacionais serão padronizados pelo BC, o que facilita a implantação e aumenta a competição.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9