O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de novos concursos com 810 vagas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira, 30.
Serão 460 vagas para o IBAMA: 330 vagas para o cargo de Analista Ambiental e 130 vagas para Analista Administrativo. Já para o ICMBio, serão 350 vagas, sendo 230 vagas para Analista Ambiental e 120 vagas para Analista Administrativo. Todos os cargos para ambos os órgãos exigem nível superior.
Os responsáveis pela realização do concurso são os próprios órgãos IBAMA e ICMBio, que têm o prazo de seis meses para a publicação do edital. A antecedência mínima entre as publicações dos editais e as realizações das primeiras provas dos certames é de dois meses.
O provimento dos cargos está condicionado à homologação dos resultados finais dos concursos e à adequação orçamentária e financeira.
A ampliação das vagas acontece após a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no dia 18 de agosto, que ofereceu mais de 6 mil vagas de níveis médio, técnico e superior em 21 órgãos federais com remuneração inicial de até R$ 22 mil. Entre os órgãos também estão o IBAMA e ICMBio.