O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Cesgranrio anunciaram, na noite desta sexta-feira (28), os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os candidatos podem consultar suas notas e classificações individuais na Área do Candidato, no site da Cesgranrio, utilizando a conta gov.br. O login é feito com o número do CPF e a senha cadastrados.
A divulgação dos resultados, inicialmente prevista para as 10h, foi adiada devido à necessidade de ajustes nas listas de classificação. O motivo foi a concessão de liminares a candidatos eliminados que obtiveram o direito de continuar no certame por meio de decisões judiciais. Ao todo, foram publicadas 194 listas, incluindo classificações finais para vagas de contratação imediata, cadastro reserva e convocações para cursos de formação de nove cargos.
Os participantes podem verificar suas notas finais e a situação em cada cargo para o qual se inscreveram. A consulta indica se o candidato foi aprovado para vagas imediatas, está no cadastro reserva, foi convocado para curso de formação (para cargos de nível superior dos blocos temáticos 1 a 7) ou foi eliminado. Além disso, é possível conferir as notas na prova objetiva, na discursiva, na avaliação de títulos e o resultado das bancas examinadoras responsáveis pela análise das autodeclarações (PCD, heteroidentificação e indígena).
Cada candidato só pode ser aprovado em um cargo, mas pode aparecer em várias listas de espera para cargos de maior preferência. Para vagas reservadas por lei a pessoas com deficiência, negras e indígenas, o participante é informado sobre sua classificação tanto na ampla concorrência quanto nas cotas.
As listas finais de classificação serão disponibilizadas em breve na Área do Candidato e no site do MGI. A homologação dos resultados para os cargos que não exigem curso de formação está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de março.
O CPNU é um dos maiores concursos públicos do país, com vagas distribuídas em diversos blocos temáticos e cargos de diferentes níveis de escolaridade. A transparência no processo de divulgação dos resultados reforça o compromisso do MGI e da Cesgranrio com a lisura e a eficiência do certame, garantindo oportunidades justas a todos os participantes.