A vitória do ex-guerrilheiro Gustavo Petro na eleição presidencial na Colômbia fez o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionar se o Brasil seria o próximo país da América do Sul a ser governado pela esquerda. O questionamento foi feito em uma lista de transmissão que mantém no WhatsApp. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.
Bolsonaro encaminhou por mensagem a um grupo restrito, uma reportagem da BBC News Brasil que tinha o título "Ex-guerrilheiro vence eleição na Colômbia e será primeiro presidente de esquerda do país".
Abaixo da foto, Bolsonaro escreveu: "Cuba... Venezuela... Argentina... Chile ... Colômbia... Brasil???". O presidente citou os países da América do Sul que agora são governados por partidos de esquerda.
A vitória de Petro evidenciou um fortalecimento ainda maior da esquerda latina, já que candidatos progressistas venceram as eleições na Bolívia, no Peru e no Chile, além de já estarem no poder na Argentina.
Diversos presidentes e líderes de esquerda da América Latina festejaram a vitória de Petro, entre eles o ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro na tentativa de reeleição. O presidente do Brasil foi o único da América do Sul que ainda não se manifestou publicamente pela vitória de Petro. A expectativa é que ele faça isso ainda nesta semana.