(074) - 988399053

NO AR

A Voz do Pescador

Com Ailton Moreira

Brasil

Com caixa reforçado, especialistas veem Eletrobras com força para ampliar investimentos.

Com caixa reforçado, especialistas veem Eletrobras com força para ampliar investimentos.

Publicada em 09/07/2022 às 07:04h

por CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Eletrobras fez seus primeiros movimentos após concluir seu recente processo de capitalização. Um deles foi ter arrematado um dos lotes ofertados no maior leilão de transmissão de energia desde 2019, que aconteceu no fim de junho.

A participação da maior empresa de energia do país em certames com maior concorrência, segundo analistas, é esperado, visto que a empresa foi capitalizada recentemente, e pode ser mais competitiva.

“A privatização trouxe mais caixa para a Eletrobras, e esse dinheiro permite que ela tenha melhor competitividade com outras empresas que tinham mais atuação no mercado”, diz Michael Viriato, professor de finanças do Insper e sócio da Casa do Investidor.

O leilão teve ao todo dez empresas vencedoras com a venda de 13 lotes, com projeção inicial de investimentos de R$ 15,3 As novas concessionárias serão responsáveis pela construção das linhas de transmissão, que deve demorar entre 42 a 60 meses, e pela posterior manutenção. Ao todo, os lotes representam 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e 6.180 megavolt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

No caso da Eletrobras, a companhia angariou o lote número oito, após proposta vencedora de R$ 12,25 milhões da subsidiária Eletronorte. Com isso, ela precisará construir e administrar duas instalações em Rondônia.

Além da empresa, as outras vencedoras foram: Consórcio Verde, Neoenergia, Isa Cteep, Zopone Engenharia, Sterlite, Engie, Taesa, Energisa e Consórcio Norte.

Para Flávio Conde, head de renda variável da Levante, o arremate do lote 8 da Eletrobras e o forte investimento em geração e transmissão de energia no Brasil são aspectos positivos aos olhos do mercado, que espera decisões com olhar de maior controle na eficiência administrativa após a privatização.

Ele ressaltou que o investimento na região Norte faz parte da estratégia da empresa, que é líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com 40% do total das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional em sua rede básica.

“As geradoras da Eletrobras já estão bem servidas, mas tem projetos novos, principalmente na região Norte, que vão precisar de mais linhas para geração, por isso a companhia tem entrado no mercado. Esse é o produto da desestatização da empresa e vemos com bons olhos ela voltar a investir em linhas de transmissão”, acrescentou o especialista.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 27
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9