O ministro Alexandre de Moraes, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima terça-feira (16), convidou todos os ex-presidentes da República para cerimônia de posse.
O gabinete do ministro convidou ao todo 2.000 pessoas para o evento. Até ontem eram 400 confirmados. Entre os convidados estão governadores de estado também. Procurado, o TSE não se manifestou.
A ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não está definida porque o petista tem evento de campanha marcado em São Paulo. Já Michel Temer (MDB), José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PTB) confirmaram presença.
A CNN ainda tenta confirmação com as assessorias de Dilma Rousseff (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Na noite da última quarta-feira (10), Moraes foi pessoalmente entregar o convite para a posse ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro confirmou que irá comparecer ao evento.
O gesto foi uma resposta do ministro a uma sequência de mensagens, enviadas por aliados de Bolsonaro, como Ciro Nogueira (Casa Civil), de que o presidente gostaria de “prestigiar e mostrar respeito” pela Justiça Eleitoral comparecendo à posse, mas que gostaria de ser convidado pessoalmente.