O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante participação no G20, anunciou investimento em projetos no Brasil e em outros países nesta terça-feira, 15. O objetivo é auxiliar a infraestrutura de países em desenvolvimento.
O anúncio foi feito com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e seu homólogo indonésio, Joko Widodo.
Entre as outras nações que também serão beneficiadas estão Honduras e a Índia. Para o Brasil, Biden anunciou que a agência federal americana US Development Finance Corporation (DFC) investirá US$ 30 milhões para transformação de minerais como cobalto e níquel.
O anúncio integra a Parceria para Infraestrutura e Investimento Global (PGII), iniciativa liderada pelo G7 para o investimento em infraestrutura em países em desenvolvimento.
Em Honduras será desenvolvido um dos maiores projetos da Parceria. No país serão instalados painéis solares com equipamentos americanos com aporte de US$ 52 milhões.
Já na Indonésia, segundo Biden, será realizado investimento para auxiliar a transição para energia limpa, além da ampliação do acesso à internet na Libéria.