Mais de 75% dos brasileiros apoiam as iniciativas do presidente Lula (PT) em reduzir a taxa básica de juros, atualmente fixada em 13,75%. A informação foi divulgada na terça-feira, pelo instituto de pesquisa Quaest.
Além do percentual de aprovação, o levantamento ainda registrou 16% de pessoas que não concordaram. Enquanto isso, outros 6% não souberam responder.
De acordo com a pesquisa, há um amplo desconhecimento sobre o tema. Cerca de 46% disseram não saber ou não responderam quando questionados sobre quem é o responsável por definir a taxa de juros no Brasil.
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto estaria utilizando de "interesses políticos" ao lidar com a inflação, segundo 46% dos entrevistados. Para outros 37%, ele atuaria “usando critérios técnicos”. Os que não souberam responder somam 17%.
Na última segunda, 12, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou uma resolução que orienta as bancadas da Câmara e do Senado a convocarem Campos Neto para explicar a taxa de juros.
A Quaest entrevistou presencialmente 2.016 pessoas maiores de 16 anos, entre 10 e 13 de fevereiro, em 120 municípios. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela.