O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seus ministros para uma reunião de alinhamento para a área social do governo federal na manhã desta terça-feira (14). No Palácio do Planalto, em Brasília, o chefe do Executivo reforçou a necessidade para que propostas e projetos dos titulares das pastas passem pelo aval do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
"É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros, todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo, e só será transformada em proposta de governo quando todo mundo souber o que vai ser decidido", disse o presidente.
Lula continuou a recomendação: "É importante que toda e qualquer posição, genialidade que alguém possa ter, é importante que antes de anunciar faça uma reunião com a Casa Civil e discuta com a presidência da república e a gente possa chamar o autor da genialidade e então anunciar publicamente como se fosse uma coisa do governo", acrescentou.
No início do encontro, Lula também falou sobre as novidades em relação ao Bolsa Família, ao que classificou como "extraordinário" em função das condições que o benefício está inserido. Antes de o ministro Rui Costa fechar a reunião para a imprensa presente, o presidente também citou ações sociais voltadas para a área de educação.