Em agenda com representantes do grupo chinês BYD, nesta quinta-feira, 13, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), garantiu apoio do governo federal para implantação de uma fábrica de carros elétricos na Bahia. Lula também expressou a possibilidade de uma política de incentivo para a compra de automóveis elétricos no país.
Acompanhando o presidente na reunião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), comentou a manifestação de Lula e disse que já vem tratando sobre incentivos fiscais do estado com a fabricante de carros chinesa.
“Eu já havia me reunido com a empresa aqui na China, quando tratamos dos incentivos estaduais para a entrada dessa fábrica em nosso estado. Hoje, junto com Lula, tratamos dos incentivos federais para viabilizar esta instalação. O presidente pediu para que a empresa formalize o pedido de apoio, para que o Governo Federal possa pensar uma política nacional de estímulo à compra de carros elétricos”, explicou o governador da Bahia.
No último domingo, 9, o chefe do executivo estadual visitou duas linhas de produção da fabricante chinesa. A primeira, na cidade de Hangzhou, produz ônibus 100% elétricos, e a segunda, na cidade de Chengzhou, carros de passeio com a mesma tecnologia. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano e empregam mais de 9.200 pessoas.
Com tecnologia criada por um grupo de desenvolvimento próprio que conta com cerca de 40 mil engenheiros espalhados em diversos fabricas pelo mundo, os carros elétricos da BYD têm autonomia de 450 km por carga de bateria, das maiores do mercado.