O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber dez presidentes de países da América do Sul e um representante do governo do Peru nesta terça-feira (30), para uma reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). O encontro marca a busca em reforçar a união entre os países do continente.
Estão previstas as participações dos presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela) - com quem Lula já se reuniu nesta segunda-feira (29).
A atual presidente do Peru, Dina Boluarte, impossibilitada de comparecer, será representada pelo presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.
Pela manhã, os convidados serão recebidos por Lula e, na sequência, proferirão discursos de abertura. À tarde, está prevista uma conversa mais informal, em que cada presidente será acompanhado pelo respectivo chanceler e apenas um ou dois assessores.
À noite, os chefes de Estado e delegações participarão de um jantar oferecido pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja da Silva no Palácio da Alvorada.