O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na tarde desta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião começou pouco depois das 13h.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, durante a visita ao Brasil, Ursula von der Leyen trata de temas como:
meio ambiente
acordo Mercosul-União Europeia
ciência, tecnologia e inovação
direitos humanos
Além do encontro com Lula, a presidente da Comissão Europeia deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Foi ele quem a recebeu na chegada ao Planalto.
Acordo Mercosul - U.E.
A viagem de von der Leyen ao país acontece três meses após a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, ter se reunido em Brasília com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Na ocasião, Vestager afirmou ser preciso adotar medidas para "acelerar" a conclusão do acordo comercial entre Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia. O acordo é negociado desde 1999.
Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.
O g1 apurou que um dos principais entraves na conclusão do acordo é a questão ambiental. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já declarou que atuará para tentar destravar o acordo e concluir as negociações.
O governo brasileiro entende, por exemplo, que a inclusão de eventuais sanções em caso de descumprimento de metas ambientais deve ser revisto, incluindo, por exemplo a chamada reciprocidade - o que vale de sanção para o Mercosul vale também para a União Europeia.