A Bahia registrou uma queda de 16,4% nos indicadores de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian durante o primeiro semestre de 2023. Entre os estados no Nordeste, os baianos ficaram com a quarta maior queda, atrás de Alagoas (-21,5%), Rio Grande do Norte (17,6%) e Piauí (16,8%).
Na visão nacional, o indicador revelou que a diminuição na procura dos consumidores brasileiros por crédito foi de -12,5% entre janeiro e junho de 2023, a maior das registradas nos últimos dez anos, em comparação a 2014 e 2020.
O economista da Serasa, Luiz Rabi, afirmou que o resultado era esperado, pois o indicador tem registrado quedas consecutivas desde o início do ano. Além disso, ele apontou que as altas taxas de juros, atualmente em 13,75% ao ano, costumam diminuir a demanda por crédito no país.
“Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”, disse Rabi.
METODOLOGIA
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.