Pesquisa do Instituto Opinião encomendada pelo Congresso em Foco revela que 53,9% dos brasileiros avaliam que o governo Lula é melhor que o de Jair Bolsonaro. Na outra ponta, 30% consideram que a atual gestão é pior do que a anterior. Para 9,9%, é igual. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 16 e 19 de agosto em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade para o resultado geral.
O entendimento de que o governo Lula é melhor que o de seu antecessor prevalece entre 93% dos eleitores do petista. Entre eles, 5% avaliam que o cenário é o mesmo. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, 13% consideram que a atual gestão é melhor que a do ex-presidente. Outros 66%, no entanto, julgam que a administração federal piorou.
“O presidente Lula iniciou seu terceiro mandato fazendo um contraponto claro à gestão de Jair Bolsonaro. Com mais diálogo e buscando ser um moderador. Após quatro anos de um governo belicoso, a população brasileira demonstra, e os números da pesquisa mostram, que torce para que o país volte a serenar”, explica o sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, que coordena a pesquisa ao lado do estatístico Claudio Rui dos Santos.