Hamas e Israel trocam prisioneiros pela sexta vez desde o início da pausa humanitária.
Duas reféns russas foram soltas pelo Hamas após grupo negociar diretamente com a Rússia.
Hamas disse que um bebê de 10 meses, o mais novo entre os reféns, morreu em um ataque de Israel em Gaza. Israel apura.
Clique aqui e receba as notícias de Mundo pelo nosso canal no WhatsApp.
Hamas confirma que autores do ataque em Jerusalém eram membros do grupo
O grupo terrorista Hamas disse nesta quinta-feira que os dois autores do ataque a civis em Jerusalém eram membros do grupo.
Premiê espanhol questiona se Israel está respeitando o direito humanitário internacional
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse na quinta-feira que, devido ao número de vítimas entre civis em Gaza, duvida que Israel esteja respeitando o direito humanitário internacional.
"As imagens que estamos vendo e o número crescente de crianças morrendo, tenho sérias dúvidas de que (Israel) esteja cumprindo o direito humanitário internacional", disse ele em entrevista à emissora estatal espanhola TVE.
"O que vemos em Gaza é inaceitável", falou.
Ataque a tiros em Jerusalém deixa 3 mortos e 6 feridos
Um ataque a tiros deixou três pessoas mortas e outras 6 feridas, em Jerusalém, na manhã desta quinta-feira (30), pelo horário local — madrugada, em Brasília.
De acordo com a polícia de Israel, os responsáveis pelo ataque foram mortos.
As autoridades afirmaram que uma mulher de 24 anos morreu no local após ser baleada. Um outro homem chegou a ser resgatado com vida, mas morreu no hospital. Informações sobre a terceira vítima que morreu ainda não foram divulgadas.
Acordo para estender trégua foi fechado na 'última hora'
Israel e o Hamas chegaram em acordo para estender a pausa temporária no conflito por mais um dia, nesta quinta-feira (30). O acordo foi fechado poucos minutos antes do fim do último prazo concordado para o cessar-fogo.
Essa foi a segunda vez que o acordo foi renovado. A pausa, que começou na sexta-feira (24), terminaria na segunda-feira (27), mas acabou sendo prorrogada por mais dois dias após negociações.
Com o novo tratado, a pausa temporária chega ao sétimo dia, com a troca de reféns capturados pelo Hamas por prisioneiros palestinos de Israel. A trégua também permite a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Leia mais detalhes.
Israel anuncia continuidade na trégua com o Hamas
As Forças de Defesa de Israel anunciaram a continuidade na trégua com o Hamas após um acordo para a libertação de mais reféns. Um comunicado foi publicado durante a madrugada desta quinta-feira (30).
"À luz dos esforços dos mediadores para continuar o processo de libertação dos reféns e sujeito aos termos do quadro, a pausa operacional continuará."
Em comunicado, o Hamas disse que concordou com os termos e que a pausa será prolongada por mais um dia.
Ainda não há detalhes sobre o novo acordo.
Hamas diz que Israel negou proposta para prorrogar trégua
O Hamas disse que o Hamas rejeitou uma proposta para libertar sete crianças e mulheres em troca de uma prorrogação no acordo de trégua. As informações foram divulgadas pela Reuters, na madrugada desta quinta-feira (30).
O grupo terrorista disse ainda ter oferecido a entrega dos corpos de outras três pessoas, que morreram durante ataques. Em um comunicado, o grupo disse que isso "é tudo o que o movimento (Hamas) tem em termos de detidos na categoria acordada".
Israel ainda não se pronunciou sobre o assunto. O acordo termina às 2h, pelo horário de Brasília.
Comissão da ONU investiga casos de violência sexual cometidos pelo Hamas
Uma comissão da ONU está investigando supostos casos de violência sexual cometidos pelo Hamas nos ataques do dia 7 de outubro contra Israel. Evidências dos crimes estão sendo levantadas e serão repassadas para o Tribunal Penal Internacional.
O Hamas negou os abusos.
Autoridades de Israel também abriram investigações com a mesma temática, depois que vítimas foram encontradas mutiladas e nuas, após os ataques. Por outro lado, o país não está cooperando com a comissão da ONU.
Os membros da comissão, composta por 18 pessoas, irão pedir ajuda dos Estados Unidos e de Israel para convencer Israel a fornecer acesso à investigação que o país está tocando. No entanto, o grupo da ONU foi alvo de críticas de Washington e de países europeus, já que investigações não têm prazo para terminar.
Blinken chega a Israel para pressionar por prorrogação da trégua em Gaza
O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, chegou a Tel Aviv nas primeiras horas de quinta-feira (noite de quarta, 29, no Brasil) para dialogar com os dirigentes israelenses sobre uma prorrogação da trégua com o Hamas e a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
"Queremos que esta pausa seja prorrogada porque permitiu libertar reféns e trabalhar na assistência humanitária daqueles que dela precisam desesperadamente", disse ele.
Dirigente do Hamas propõe trocar soldados israelenses reféns por todos os presos palestinos
Um dirigente do Hamas afirmou nesta quarta-feira (29) que o grupo está disposto a liberar os soldados israelenses que mantém como reféns em troca da libertação de todos os palestinos detidos em Israel.
"Estamos dispostos a libertar todos os soldados em troca de todos os nossos presos", declarou Basem Naim, funcionário do Hamas, em entrevista coletiva na África do Sul.
Mais reféns são libertados
Dez reféns israelenses e quatro tailandeses foram libertados pelo Hamas e entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, informou a Rádio do Exército de Israel. Mais detalhes ainda não foram divulgados.