(074) - 988399053

NO AR

Forrozando

Com Teones Silva

Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema russo de defesa aérea, dizem quatro fontes.

Publicada em 27/12/2024 às 17:03h

por Agencia Routers.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Um voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira foi derrubado por um sistema russo de defesa aérea, disseram à Reuters quatro fontes no Azerbaijão com conhecimento da investigação.

Um jato de passageiros da Embraer caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira, matando 38 pessoas, depois de desviar de uma área da Rússia na qual Moscou usou sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.

Queda de avião da Embraer no Cazaquistão mata 38 e deixa 29 feridos

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines voou por um tempo fora de sua rota programada de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Chechênia, e caiu na costa oposta do Mar Cáspio, após o que o órgão de fiscalização da aviação da Rússia disse ser uma emergência que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros.

As autoridades não explicaram imediatamente por que ele cruzou o mar, mas o acidente ocorreu depois que ataques de drones ucranianos neste mês atingiram a região da Chechênia, no sul da Rússia. O aeroporto russo mais próximo na rota de voo do avião foi fechado na manhã de quarta-feira.

Autoridades de Rússia, Azerbeijão e Cazaquistão pediram investigações sobre o acidente.

A Otan também solicitou uma investigação completa sobre a causa do acidente. “Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e vítimas do voo J28243 da Azerbaijan Airlines”, disse a porta-voz da Otan Farah Dakhlallah em um post na plataforma X.

“Desejamos aos feridos no acidente uma rápida recuperação e pedimos uma investigação completa.”

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão brasileiro de investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado do país de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela Embraer, informou que está em contato com a agência cazaquistã responsável por conduzir as ações iniciais de investigação “para a prestação de um eventual suporte técnico que aquela autoridade julgue necessário”.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2025 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9