O partido de Friedrich Merz, a União Democrata Cristã, conquistou 28,5% dos votos totais e venceu a eleição deste domingo diante da apuração de todos os 299 círculos eleitorais declarados, segundo informações da agência Reuters.
O partido de extrema-direita, AfD, contou com 20,8% dos votos e ficou em segundo lugar nesta que foi a eleição com o melhor resultado para a sigla.
“Da próxima vez, ficaremos em primeiro lugar”, prometeu a líder do partido AfD, Alice Weidel.
Os conservadores da oposição alemã lideram as pesquisas de boca de urna das eleições neste domingo (23), colocando o líder Friedrich Merz no caminho para ser o próximo chanceler. A Alternativa para a Alemanha, de ultradireita, ficou em segundo lugar com o seu melhor resultado da história, mostraram os resultados projetados.
“Tal como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda sem bom senso, especialmente sobre energia e imigração, que prevaleceu durante tantos anos. Este é um grande dia para a Alemanha.“
Merz enfrenta a difícil tarefa de ajudar a economia debilitada do país, com sua sociedade dividida em relação à migração e à segurança, presa entre os EUA, e a Rússia e a China assertivos.
“O principal objetivo é criar um governo na Alemanha que seja capaz de agir o mais rápido possível, com uma boa maioria parlamentar”, disse Merz. “Porque, queridos amigos, o mundo lá fora não está esperando por nós e não está esperando por longas negociações e conversas de coalizão.”
O SPD, de centro-esquerda do chanceler Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, com 16,4% dos votos.