Brasileiros que planejam morar em Portugal terão uma nova facilidade. O governo português dará autorização de residência automática com duração de um ano a imigrantes brasileiros e outros membros da comunidade de países de língua portuguesa.
A autorização será emitida automaticamente após pagamento de uma taxa de 15 euros, por volta de R$ 82 e terá validade de um ano. Segundo o governo português, o procedimento deverá entrar em vigor nas próximas semanas.
A decisão beneficia automaticamente 120 mil brasileiros que vivem em Portugal e já aguardavam a resposta do governo para visto de permanência no país. Nos últimos 12 anos, cerca de 400 mil brasileiros se mudaram para Portugal.
O país enfrenta o envelhecimento da população e a falta de mão-de-obra em setores como a indústria, construção civil e saúde. As políticas de imigração atraem pessoas como o Rafael Rodrigues, que há quatro meses trabalha em uma fábrica de sapatos.
"Eu pesquisei, eu vim com força de vontade, vim querendo trabalhar e falei: 'não vou desistir'. É correr atrás, trabalhar, que você consegue o que você quer", afirma.