De acordo com os produtores, o fornecimento de energia foi interrompido por falta de pagamento das contas de 2023 e 2024 à Neoenergia Coelba. Eles dizem ainda que a titularidade da conta, junto à empresa, é da Codevasf.
Porém, 6ª Superintendência Regional da Codevasf alega que a responsabilidade com a despesa de energia é do Distrito de Irrigação do Salitre (DIS).
Já a Neoenergia Coelba ressalta que a suspensão do fornecimento energia só ocorreu
após serem esgotadas todas as tentativas de resolução com a CODEVASF.
NOTA NEOENERGIA COELBA:
A Neoenergia Coelba esclarece que a suspensão do fornecimento de energia por inadimplência de duas unidades da Codevasf, localizadas na região do Salitre, em Juazeiro, foi realizada após serem esgotadas todas as tentativas de resolução com a instituição. A distribuidora esclarece, ainda, que a suspensão seguiu os trâmites previstos na legislação do setor. A Neoenergia Coelba segue disponível e buscando a negociação para que a situação seja resolvida o quanto antes.
Manifestação:
Na manhã de ontem (29), os produtores realizaram uma manifestação contra a suspensão do fornecimento de energia elétrica, na BA-210. Durante o ato, o trânsito no sentido Sobradinho foi interrompido.
Os produtores destacam que a dívida ultrapassa o valor de R$ 9 milhões de reais e que, caso os serviços não sejam retomados o mais breve possível, “será o fim dos produtores do salitre e mais de 10.000 trabalhadores desempregados”.
Em carta enviada à 6ª Superintendência Regional da Codevasf de Juazeiro, o Presidente do Conselho Administração Distrito de Irrigação do Salitre, Carlos Eduardo Araújo Diniz, solicitou a quitação dos débitos junto à Neoenergia COELBA.
Em nota, a Codevasf informou que “após a constituição do Distrito, houve diversas tratativas entre a Codevasf e o DIS para que esta entidade assumisse os custos de energia elétrica, conforme consta em contrato, e executasse o pagamento das faturas em aberto e, em adição, assumisse a titularidade das faturas. Isso não foi feito pelo DIS”.
Coelba suspende fornecimento de energia no Perímetro Irrigado do Salitre e produtores responsabilizam a Codevasf; órgão diz que a conta é do Distrito