(074) - 988399053

NO AR

Programa livre

Com Carlinhos Paraiba

Noticia do Vale

Ao contrário de Juazeiro, Pesquisa mostra que 80,9% dos prefeitos afirmam que vão encerrar o fim de mandato com as contas em dia

Publicada em 27/12/2024 às 16:52h

por RedeGN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

A REDEGN obteve dados da tradicional pesquisa anual da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o pagamento do 13º salário para o funcionalismo público municipal. A situação fiscal mostra que 71,2% (3.186) dos prefeitos e prefeitas tiveram a crise financeira e a falta de recursos como o maior desafio de gestão nos últimos quatro anos.

O levantamento com 4.473 Municípios revela que 53,1% também apontaram como dificuldade a instabilidade política e econômica. Pagamentos salariais do setor saúde estão entre os mais desafiadores, com 47%. Em Juazeiro Bahia, a situação é considerada um caos. 

A pesquisa também questionou os gestores que se reelegeram quanto à confiança no desempenho das finanças para o próximo ano, havendo 1.017 respostas. O resultado mostra equilíbrio entre os que estão confiantes e muito confiantes e os que estão nada confiantes ou pouco confiantes. Enquanto 49,3% dos gestores demonstram que estão confiantes ou muito confiantes, o percentual dos que estão pouco confiantes ou nada confiantes é de 49,1%. 


13º salário-Os dados coletados também indicam esforços dos Municípios para manter o pagamento de salários em dia, mesmo sob relato de falta de recursos durante a gestão. Em 98,3% (4.402) das prefeituras que responderam à pesquisa a folha de pagamento está em dia (97,3%).

O cenário também é de pagamento do 13º salário. Até o momento, 2.691 (60,2%) Municípios informaram à CNM que pagaram a primeira parcela ou parcela única, enquanto outros 1.644 (36,8%) responderam que consiguiram fechar as contas até 20 de dezembro. Apenas 58 (1,3%) relatam que haverá atraso.

Dos 2.571 Municípios que vão pagar o benefício em duas parcelas, 2.421 (94,2%) relatam que a transferência ocorreu no prazo, até 20 de dezembro. Neste caso, somente 63 (2,5%) terão atraso.

Ainda sobre o 13º salário,  94,1% das prefeituras (4.210) afirmaram que os recursos do adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) contribuiram para honrar o pagamento. A CNM estima que o impacto financeiro do 13o salário do funcionalismo nos Municípios brasileiros alcança R$ 29,75 bilhões, montante que aquece a economia local no fim do ano.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9