Figuras tradicionais do Sertão nordestino, os vaqueiros ganham um protagonismo ainda maior na época do São João. Depois de dois meses de festas, o ciclo junino de Petrolina será encerrado neste fim de semana com uma grande celebração religiosa e uma festa que reúne mais de mil vaqueiros de várias idades. As homenagens começam no sábado (1º de julho), com o tradicional ‘Forró da Espora’, a partir das 19h, no Estádio Paulo de Souza Coelho, o qual será animado por GDzinho, Sérgio do Forró e a banda Trio Granah.
A festa será encerrada no domingo (2), com a Missa do Vaqueiro, na Porta do Rio (Orla I). Os vaqueiros seguirão em cortejo, saindo do Estádio Paulo de Souza Coelho, para agradecer as bênçãos recebidas. Às 9h a missa começa e terá a participação do Terço dos Homens da Cohab Massangano, dos aboiadores Edvaldo e Jocélio Vaqueiro, de Zezinho do Violão, do grupo Quinteto Violado e Adennys Vaqueiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa, reforça a importância da festa. “Concluímos o ciclo junino valorizando o que há de mais rico no nosso Sertão, que são as tradições e a cultura do povo sertanejo, como sempre nos orienta o prefeito Simão Durando. O vaqueiro representa um legado cultural com suas manifestações no vestuário e na religiosidade“, frisou Giovanni.
O Forró da Espora e a Missa do Vaqueiro são realizados pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Associação dos Vaqueiros de Cristália.