Com seu caldeirão de ritmos e estrelas de renome nacional, além das tradições da cultura nordestina e uma estrutura de primeiro mundo, o São João 2023 de Petrolina atraiu uma multidão de admiradores de várias partes do país. A estimativa é que o ciclo junino tenha reunido mais de 900 mil petrolinenses e turistas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Alfa Inteligência durante 16 a 25 de junho, e divulgada nesta segunda-feira (3), a festa foi considerada boa ou ótima por 92% do público, enquanto 7% classificaram como regular e apenas 1% não aprovou.
O município se consolidou como melhor São João do Brasil, desenvolvendo uma festa multicultural, descentralizada e segura. Diante disso, 55% dos entrevistados avaliaram o evento como o melhor dos últimos anos.
Esse nível de satisfação se deu ao grande planejamento e ações inovadoras, envolvendo a estrutura, programação, social, mobilidade e economia. A estimativa é que a festa tenha injetado mais de R$ 280 milhões na economia local, como também ofertado 15 mil empregos diretos e indiretos, além de dar oportunidade para ambulantes e barraqueiros, movimentando o comércio informal.
Programação
O ciclo junino da cidade começou em abril, com a ExpoRajada, seguiu com o São João dos Bairros, Jecana, concursos de quadrilhas, violeiros e sanfoneiros; a Festa de Santo Antônio, na Ilha do Massangano; a Vaquejada; o aniversário da Tapera; as nove noites de São João no Pátio Ana das Carrancas; e finalizando neste último final de semana com o Forró da Espora e a Missa do Vaqueiro. No total, mais de 90 atrações se apresentaram ao longo de três meses de festa.
“Envolvemos todas as secretarias para que a festa acontecesse. Desde a questão da segurança, passando por todos os serviços da prefeitura, até chegar à construção da grade, que contou com uma mistura de ritmos, trazendo artistas regionais e nacionais. Além disso, montamos a melhor estrutura de todos os tempos, avaliada positivamente pela população, bem como, pelos artistas que se apresentaram. O resultado desse planejamento foi uma festa que valorizou a tradição, além de aquecer a economia da cidade e fortalecer o orgulho o povo petrolinense”, destacou o prefeito.