O Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP, que administra o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ampliou o atendimento do serviço social da unidade. O hospital conta hoje com 13 profissionais dessa área trabalhando 24 horas por dia em escalas de plantão.
Dois profissionais se revezam durante o dia em atendimento, orientações aos pacientes e acompanhantes, visitas às Enfermarias, Pronto Socorro Infantil e Triagem Obstétrica. Outros profissionais fazem plantão noturno para atender aos internos e as equipes do hospital.
“Os assistentes sociais cuidam dos pacientes internados, além dos assistentes sociais que atendem logo na classificação de risco que passam pela enfermeira e a classificação que vem para o serviço social que orienta o fluxo da rede e faz o encaminhamento, ” explica a coordenadora de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Kátia Carreiro.
O atendimento 24 horas reflete principalmente na orientação à população.“Nossa assistência ganhou reforço tanto para as equipes do hospital, de enfermagem e médicos, como também para as pessoas que chegam. A população precisa muito de informação sobre fluxo, rotina do hospital, sobre direitos, etc. Hoje tanto o público quanto os profissionais estão mais assistidos e melhorou a articulação entre equipes, ” ressaltou Kátia.
Geisiane Oliveira veio de Curaçá, Bahia, para acompanhar a filha no parto.“Recebi muitas orientações sobre o que pode entrar no hospital, quais os direitos da minha filha e isso é muito importante tanto para o paciente como para o acompanhante que pode contar a ajuda do assistente social, que vem até a gente e também a gente pode procurar o serviço a qualquer hora que precisar,” relatou.
HDM
O Hospital Dom Malan realiza mais de 500 partos por mês e atende mulheres em gravidez de alto risco e crianças dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia)