A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro (BA) já está com a programação do ‘Julho das Pretas’ definida. A iniciativa leva qualificação para mulheres dos quilombos localizados município.
Os cursos, gratuitos, são os de fabricação de sequilhos, sandálias personalizadas, salgados diversos e tranças e turbantes afro, e irão ocorrer no Quilombo Alagadiço, nos dias 22 e 23 de julho, das 8h às 14h. Podem participar mulheres que residam nos quilombos do Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas.
A inscrição é realizada através do preenchimento do formulário nos seguintes links: curso de Tranças e Turbantes; curso de Salgados; curso de Sandálias personalizadas; e curso de Sequilhos.
“Este é um momento diferenciado, tendo em vista que o principal objetivo é fortalecer a renda dessas mulheres com os trabalhos manuais que elas podem fazer de casa mesmo, aproveitando também a competência das mulheres pretas que irão ministrar os cursos, uma forma de multiplicar esses conhecimentos“, explica a supervisora de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES, Lenimeire Souza.