Em parceria com as defesas civis, a Eletrobras Chesf está realizando uma série de atividades em atendimento à Lei de Segurança de Barragens. As instalações de sirenes, de placas de rota de fuga, entre outras ações, acontecerão a partir de outubro, em áreas definidas como zonas de autossalvamento, no caso de emergência de barragem.
Acoordenadora da implantação do Plano de Ação Emergencial (PAE) da Empresa, Patrícia Neves, apresentou, para o prefeito de Paulo Afonso (BA), Marcondes Francisco dos Santos, as próximas etapas, que inclui o cadastramento da população.
Nos próximos dias, os prefeitos dos municípios de Canindé do São Francisco (SE), Piranhas (AL) e de todos os demais municípios, que são áreas de influência das hidrelétricas da Eletrobras Chesf, também receberão as equipes sob coordenação de Patricia Neves.
Com os prefeitos, além de fazer apresentação e tirar dúvidas, também são obtidas às permissões para a implantação de equipamentos fora das áreas operacionais das hidrelétricas, além do apoio para a compreensão da população de que não há riscos, e que as ações tem caráter educativo e preventivo.
"Todas essas ações são em atendimento à lei e para a consolidação de uma cultura de prevenção a emergências com barragens. A parceria com as prefeituras, por meio de suas defesas civis, é extremamente importante, pois são responsáveis pelos Planos de Contingência de cada localidade.", enfatizou Patrícia Neves.
"É importante destacar que as estruturas da Eletrobras Chesf são extremamente seguras e passam por manutenções e controles com alta tecnologia", afirmou Elerson Carlos, gerente do Departamento de Operação da Regional Paulo Afonso.