Informação que chegou à Rede GN pelo 9º BBM (Batalhão de Bombeiro Militar) acaba de confirmar que a falta de energia em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) se deu por conta de um incêndio doméstico próximo à subestação da Chesf em Juazeiro. Confira:
Por volta das 13 horas deste dia 14 de setembro de 2023, a Base Norte/Juazeiro da Operação Florestal foi acionada por meio do Centro Integrado de Comunicações - Cicom - a fim de atender a uma ocorrência de incêndio em vegetação nas proximidades da estação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf - em Juazeiro.
Duas guarnições de combate a incêndio florestais, deslocaram imediatamente ao local informado, iniciando o combate. Posteriormente, visto a grande área afetada, outras duas guarnições foram empregadas.
Segundo informações colhidas no local, o incêndio iniciou-se com a queima de lixo doméstico realizada por um morador que, ao perder o controle da situação, solicitou apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
No decorrer da operação, houve a explosão de um transformador e rompimento de uma linha de transmissão de energia da rede de alta tensão, momento presenciado pelas equipes presentes no local.
Após esse momento, prepostos da Coelba estiveram no local a fim de restabelecer a normalidade, bem como de garantir aos militares empregados na situação a segurança necessária à realização do combate.
Segundo a concessionária, cerca de 112 mil residências foram afetadas com a perda de energia elétrica nas cidades Petrolina, Juazeiro, Afrânio, entre outros municípios da região. (Fonte: Major BM Luciano Alves, Comandante da Base Florestal Norte).
Em nota encaminhada à redação da RedeGN, a Eletrobras Chesf se manifestou sobre o ocorrido. Confira a nota na íntegra:
A Eletrobras Chesf informa que hoje, dia 14/09/2023, às 14h06min, houve um defeito iniciado na rede de distribuição, que se propagou para um defeito em um equipamento do setor 69kV da subestação Juazeiro II da Eletrobras Chesf. O evento resultou no desligamento automático das cargas supridas através da subestação Juazeiro da Bahia II. O equipamento defeituoso foi isolado e a subestação foi restabelecida, com todas as cargas normalizadas às 15h18min.