Um documento estudantil controverso tem causado polêmica em Caruaru, no Agreste. A carteira de estudante, emitida pela União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC), que é utilizada para comprovar que o aluno pertence a alguma instituição de ensino, tem estampado uma frase contra o Governo Bolsonaro. No documento, é possível ler a frase “Estudantes contra o fascismo, fora Bolsonaro!”.
Pais de alunos classificaram a imagem como uma desagradável surpresa, afirmando que, independente de posicionamento político, a finalidade da carteira estudantil não é essa. Já a UESC rebateu, justificando que não houve nenhuma reclamação acerca da foto, e que todo ano eles priorizam uma imagem de mobilizações estudantis ou de alguma data comemorativa.
“Gostaríamos de frisar que somos uma entidade estudantil e, ao longo da história, o Movimento Estudantil foi linha de frente na luta em defesa da democracia. Hoje não é diferente”, destacou a UESC, por meio de nota.
Apesar de nas leis não haver nada que coloque a imagem escolhida como algo ilegal, a carteira de estudante pode ser considerada um documento oficial, e, por isso, não deveria haver frases ou manifestações tendenciosas. Em tempos de polarização, onde qualquer pingo é letra, não há como prever a reação de quem considere que o proprietário da carteira defenda partido ou político A ou B.
Alfinetada
Se no segundo turno está tudo combinado, no primeiro as farpas entre os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco começaram a aparecer. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), mirou no prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), quando foi questionado sobre o discurso do pré-candidato da União Brasil de que seria um exemplo de gestor a partir das ações desenvolvidas na cidade sertaneja. Anderson não aceitou a provocação e devolveu. “Eu peguei uma cidade cheia de mazelas sociais. Administrar Petrolina com o pai líder do governo é fácil. Vem governar Jaboatão”, convidou o gestor da cidade metropolitana.
Dois em um
A federação do Cidadania e do PSDB foi homologada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. A aliança partidária deve durar pelo menos quatro anos. Em Pernambuco, Daniel Coelho, liderança do Cidadania e um dos maiores parceiros de Raquel Lyra (PSDB), comemorou a fusão dos partidos e argumentou que o processo fortalece ainda mais a coesão das ideias para o pleito de Raquel ao Governo de Pernambuco.
Gravatá 129 anos
Gravatá, no Agreste, comemorou ontem 129 anos de emancipação política. O prefeito Joselito Gomes aproveitou a data para entregar uma cozinha comunitária no CAIC, além de 120 títulos de propriedade a famílias do Porta Florada. Os festejos também contaram com a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras, missa de Ação de Graças e bolo temático.
Demissão concursados
A prefeita de Ibirajuba, no Agreste, Izalta Maria Gama (Republicanos), está sendo acusada de perseguição após demitir vários servidores concursados, sob a alegação que as contratações estariam irregulares por terem ocorrido em prazo aparentemente vedado pela Lei Complementar 173/2020, não enquadrando na exceção prevista na Lei, de que as nomeações seriam possíveis caso fossem para suprir vacância de cargo efetivo. Todas as contratações foram feitas pela gestão anterior, o que reforça a acusação de que a prefeita estaria perseguindo politicamente estes servidores.