O número de casos ativos da Covid-19 na Bahia teve um aumento de 131,2%, dados registrados no período entre 29 de outubro a 4 de novembro, que apontou um total de 654 testes positivos. Esse percentual foi registrado em comparação com semana anterior, de 22 a 28 de outubro, quando 279 casos foram contabilizados.
Na região do São Francisco, os casos também tiveram alta. No município de Juazeiro, desde o mês de outubro, vem sendo identificado um aumento de casos confirmados e ativos da doença, segundo a Secretaria de Saúde.
Atualmente, há 25 pacientes infectados pela Covid-19, em Juazeiro. No início do mês, haviam 10 casos ativos.
A Sesau informou que somente entre os dias 12 a 18 de novembro foram 29 registros de pessoas contaminadas pela Covid-19. Entre janeiro a 18 de novembro de 2023 foram notificados 464 casos em Juazeiro. Já no ano de 2022, foram notificados 10.973 casos.
Ainda conforme os dados, neste ano de 2023, foi registrado um óbito por consequências da doença no mês de maio, enquanto, em 2022, foram 48 mortes.
icípio de Sobradinho também houve um aumento considerável e nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde registra 45 casos ativos ativos. Os pacientes estão com sintomas leves. Um idoso de 97 anos, faleceu na segunda-feira (27), vítima de COVID-19. Ele morreu em casa e apresentava comorbidades. O idoso não estava com o esquema vacinal completo, segundo informou a SMS.
Diante da situação, a Prefeitura de Sobradinho vem divulgando uma campanha para incentivar a vacinação.
“A Covid-19 não acabou e as pessoas precisam se conscientizar da importância de completar o esquema vacinal, pois a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Em caso de sintomas, pedimos que os usuários procurem a Unidade de Saúde de referência. Também orientamos que as pessoas mantenham os cuidados preventivos como a higienização das mãos e uso de máscaras em ambientes fechados e sobretudo para aqueles que tenham algum problema de saúde,” orientou Josefa Cruz, Secretária de Saúde.
Fonte: Preto no Branco